em Medicina de família, Pediatria

O desfralde que não respeita o tempo da criança pode gerar consequências danosas por toda a vida🧨
.
Os comportamentos mais comuns são os problemas retentivos – infecção urinária de repetição, incontinência urinária, urgência miccional, constipação intestinal crônica, encoprese (perda involuntária de fezes), problemas sexuais que podem persistir durante toda a vida adulta e alterações comportamentais como ansiedade, insegurança, baixa autoestima, fobia e pânico.

Fique atendo aos sinais de desfralde inadequado:
1.    Mudança no padrão das evacuações após iniciar o processo – fezes endurecidas, volumosas ou em bolinhas, perda de líquido marrom na roupa íntima;
2.    Dor e esforço para evacuar;
3.    Medo ou recusa a ir ao banheiro – fica ansioso, se remexendo e esperando a vontade passar;
4.    Comportamento irritado, choroso ou agressivo relacionado com as evacuações.

👉🏼Caso verifique qualquer sinal de retenção ou desconforto da criança interrompa imediatamente o desfralde e não tenha pressa em reiniciar as tentativas.
👉🏼Tranquilize e apoie seu filho e mude o foco da atenção, não insista nesse assunto e não crie expectativas nem para você nem para ele (não fique repetindo que ele logo conseguirá segurar o xixi ou cocô, por exemplo).
👉🏼Fique tranquilo: interromper um processo que foi iniciado precocemente não causa regressão na criança! Por outro lado, insistir e continuar pressionando a criança pode causar prejuízos para toda a vida.

✨O mais importante: respeite o ritmo e confie na capacidade de seu filho. Lembre-se: a fralda não é tirada, mas deixada!✨

Converse com seu pediatra para resolverem 1º a questões orgânicas (constipação, infecção urinária, etc) e em casos graves de retenção, fobia ou pânico, ele indicará um psicólogo para acompanhar o processo.

Postagens Recomendadas

Deixe um Comentário