Uma das mais populares técnicas da medicina tradicional chinesa, ganha cada vez mais adeptos não somente por auxiliar no tratamento de doenças físicas, mas também para a mente. Os benefícios da acupuntura têm sido cada vez mais reconhecidos!
Doenças da modernidade, como ansiedade, depressão, dependência química e outras condições psicológicas podem ser tratadas através de delicadas agulhas de forma muito eficaz e livre de efeitos colaterais.
Nos últimos anos, diversos estudos têm mostrado que a acupuntura é uma terapia muito valiosa no cuidado terapêutico da mente e aumento do bem-estar emocional.
Como atua a acupuntura no tratamento da ansiedade?
A verdade é que a acupuntura oferece inúmeros benefícios, sendo que seu uso mais comum é para o alívio de dores e para o tratamento de algumas doenças físicas. Mas, existem também formas de se utilizar esse tratamento em espectro emocional, direcionando a acupuntura para ansiedade, depressão e outros fins.
A acupuntura tem como principal objetivo restaurar o equilíbrio dos chamados canais meridianos. Os chineses consideram que nosso corpo possui uma energia vital, a qual eles denominam Qi. Portanto, a prática se baseia na idéia de que nossos maiores problemas físicos e mentais são causados pelo desequilíbrio dessa energia. Quando corpo e mente se encontram em perfeito funcionamento, o Qi flui através dos canais meridianos, que estão localizados em pontos diversos do corpo.
De acordo com essa tradição, em algumas situações o Qi fica congestionado em diferentes vias meridianas, levando a doenças. Esse congestionamento dos canais meridianos e consequente bloqueio do Qi pode ter uma variedade de causas, entre elas a estresse, traumas físicos, genética, alimentação inadequada, etc.
A princípio, pode até parecer algo pouco fundamentado, mas a verdade é que a acupuntura mostra excelentes resultados nesse tipo de tratamento.
Fato é que a acupuntura é reconhecida como uma ciência médica pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e há muito embasamento científico por trás da complexa energia Qi.
O papel da acupuntura é desbloquear esse fluxo de energia e tratar a verdadeira fonte do problema, seja ele puramente físico ou de ordem emocional. As agulhas fazem estímulos no sistema nervoso, que reage produzindo substâncias químicas, as quais podem ser analgésicas para as dores, estimulantes, ou relacionadas a emoções como a felicidade e bem-estar.
Combinação de terapias
Com a receptividade do ocidente com relação a medicina oriental, muitos indivíduos antes céticos, passaram a optar pelo tratamento de questões psicológicas através da acupuntura.
O motivo é simples: o uso da acupuntura é eficiente e não causa efeitos colaterais ao paciente – algo que aconteceria se fosse apenas submetido a tratamentos com medicamentos antidepressivos e ansiolíticos.
É claro que precisamos ressaltar aqui que o uso da acupuntura para tratar casos de ansiedade não exclui a necessidade do uso de medicamentos alopáticos e sessões de psicoterapia, quando indicado. Apenas o seu médico responsável é capaz de avaliar se é possível excluir outros tratamentos ou apenas utilizá-los em doses reduzidas.
Todas as alternativas devem andar em conjunto, principalmente aliadas a psicoterapia. Não é preciso se envergonhar, mas sim buscar pelo tratamento mais eficaz para controlar, contornar e conviver bem com o monstro da ansiedade.
Quer saber mais? Agende uma consulta com nossos acupunturistas na Clínica Meitan!
Telefone (41)3044-1287
Whatsapp (41)99147-1741